Instituto Paulo Freire

Jornada 'Paulo Freire e a Escola Cidadã' Online

Período de Realização: 18, 19, 20 e 21 de Fevereiro de 2019

Formato: 4 videoaulas, de 15 a 30 minutos cada, 100% online

Reflexão: Após assistir às videoaulas o(a) cursista deverá realizar um comentário reflexivo e crítico, fazendo conexões com o conteúdo das aulas com sua experiência profissional, docente ou não.

Certificação: Receba certificado de 15 horas, após assistir às 4 videoaulas e realizar comentário reflexivo.

Material de Apoio: Além da Jornada, o(a) cursista poderá adquirir também o material de apoio.


Temas e Objetivos das 4 videoaulas da Jornada

Educar, Conviver e Transformar

Exibição: 18/02/2019
Docente: Moacir Gadotti
Objetivo: Refletir sobre fundamentos e práticas da Escola Cidadã como referências atuais para a organização do trabalho no início do ano letivo, visando a incorporar à educação formal, pública e privada, em todos os níveis e modalidades de ensino, os princípios e experiências da educação popular e comunitária, inspirados em Paulo Freire.

Educar com Criatividade, Alegria e Esperança

Exibição: 19/02/2019
Docente: Paulo Roberto Padilha
Objetivo: Apresentar e discutir características da educação freiriana, com ênfase à criatividade, à alegria e à esperança, presentes na experiência da Escola Cidadã, dando ênfase às suas práticas de planejamento e organização curricular desde o início do ano letivo, bem como à interconexão entre arte-educação-política-ciência e, portanto, emoção e cognição.

Educar com Participação e Diálogo

Exibição: 20/02/2019
Docente: Ângela Biz Antunes
Objetivo: Apresentar e refletir sobre as principais características e práticas relacionadas à participação e gestão democrática e compartilhada, no contexto da Escola Cidadã, bem como à relação entre escola e comunidade desde o início do ano letivo, visando a processos que incluem os familiares, as crianças e os jovens nas decisões relacionadas ao projeto da escola e à formação cidadã desde a infância.

Educar com Sentido

Exibição: 21/02/2019
Docente: Francisca Pini e Sônia Couto
Objetivo: Refletir sobre a importância de se educar com sentido, na perspectiva freiriana, da educação infantil à pós-graduação, com ênfase à formação cidadã e à garantia dos direitos humanos.

INSCRIÇÃO: Ganhe o PDF do livro “Projeto político-pedagógico: em busca de novos sentidos”, de Alcir de Souza Caria (Ed,L, 2011).




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e contribua com o trabalho do Instituto Paulo Freire

Contribuição mínima para a Jornada
'Paulo Freire e a Escola Cidadã'
R$20,00

Acesso às 4 videoaulas, ao PDF do livro “Projeto político-pedagógico: em busca de novos sentidos”, de Alcir de Souza Caria e certificado em PDF de 15 horas.

Contribuição para Jornada
'Paulo Freire e a Escola Cidadã' - R$60,00

Acesso às 4 videoaulas, ao PDF do livro “Projeto político-pedagógico: em busca de novos sentidos”, de Alcir de Souza Caria e certificado em PDF de 15 horas

Material de Apoio: 1 (um) exemplar do livro "Boniteza de Um Sonho: ensinar-e-aprender com sentido", de Moacir Gadotti - *receba em casa

Contribuição para Jornada
'Paulo Freire e a Escola Cidadã' - R$60,00

Acesso às 4 videoaulas, ao PDF do livro “Projeto político-pedagógico: em busca de novos sentidos”, de Alcir de Souza Caria e certificado em PDF de 15 horas

Material de Apoio: 1 (um) exemplar do livro “Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e prática”, de Paulo Roberto Padilha e Ângela Biz Antunes - *receba em casa

Contribuição para Jornada
'Paulo Freire e a Escola Cidadã' - R$95,00

Acesso às 4 videoaulas, ao PDF do livro “Projeto político-pedagógico: em busca de novos sentidos”, de Alcir de Souza Caria e certificado em PDF de 15 horas

Material de Apoio: 1 (um) exemplar do livro “Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire”, Moacir Gadotti e Martin Carnoy (org.) - *receba em casa


*Entrega para Endereços no Território Nacional




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  • • 4 videoaulas de 15 a 30 minutos cada.
  • • Ganhe PDF do livro “Projeto político-pedagógico: em busca de novos sentidos”, de Alcir de Souza Caria (Ed,L, 2011).
  • • Certificado em PDF de 15 horas pela UniFreire (Universitas Paulo Freire) e Instituto Paulo Freire.

Conheça os educadores(as) da Jornada
'Paulo Freire e a Escola Cidadã'

Moacir Gadotti

Fundador e atual Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (1977) e professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo. É autor de uma extensa obra, incluindo Pedagogia da Terra (2001), Os mestres de Rousseau e Educar para a sustentabilidade, onde desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Educação Cidadã numa perspectiva dialética integradora e orientada pelo paradigma da sustentabilidade.

Paulo Roberto Padilha

Doutor e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pedagogo, bacharel em Ciências Contábeis, músico e compositor musical. Coordena a EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire onde trabalha há 24 anos, já tendo sido Coordenador do Movimento da Escola Cidadã, Diretor de Desenvolvimento Institucional e Diretor Pedagógico. Autor dos livros Planejamento dialógico: como elaborar o projeto político-pedagógico da escola; Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação e Educar em todos os cantos: por uma educação intertranscultural. Como artista, músico e compositor, criou o projeto Transbordarte2033 (vide site: www.transbordarte2033.com.br), onde podem ser encontrados seus CDs musicais).

Ângela Biz Antunes

Doutora e mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP-2002 e 1997). Licenciada em Letras (1982), Pedagogia (1985). Participou como colaboradora dos livros Paulo Freire: uma biobibliografia (Cortez, 1996), Educação de jovens e adultos: a experiência do MOVA-SP (MEC/IPF, 1996) e Autonomia da escola: princípios e propostas (Cortez/IPF, 1997). É autora do livro Aceita um conselho: como organizar os colegiados escolares (Editora Cortez, 2002) e Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas (IPF, 2010), com Paulo Roberto Padilha. Foi professora efetiva da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo, bem como da rede privada por mais de dez anos. Pesquisadora e palestrante com ênfase na participação popular, educação para e pela cidadania, democracia participativa, gestão democrática na escola pública, Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECEs), exercícios de cidadania desde a infância e docência na perspectiva freiriana, entre outros. Atualmente, é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire.

Francisca Pini

Assistente Social e professora, com Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela PUC/SP é ativista e pesquisadora em políticas sociais e direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens. Trabalhou na coordenação pedagógica dos projetos do Instituto Paulo Freire; foi coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Mauá (2002-2012) e consultora na Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom). É associada da ANDHEP. Atualmente, é professora convidada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire.

Sônia Couto

Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP). Licenciada em Letras e Pedagogia, é professora aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo. É autora do livro Método Paulo Freire, a reinvenção de um legado e de livros didáticos para EJA na perspectiva freiriana, dentre eles o material didático do Programa “Tecendo o Saber”, da Fundação Roberto Marinho, da Escola Multimeios e do SesiEduca no RJ. Foi também uma das coordenadoras responsáveis pelo projeto Memória (edição “Paulo Freire” 2005). Participou como docente e coordenadora pedagógica de projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos, em especial no projeto MOVA-Brasil. Faz parte da comissão julgadora do Prêmio Paulo Freire, da Câmara Municipal de São Paulo e da Medalha Paulo Freire do Ministério da Educação. É membro da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA). Atualmente coordena o Centro de Referência Paulo Freire

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Completa

Acompanhe os fundamentos da Escola Cidadã, que tem contribuído para a formação de cidadãs e cidadãos em todo o país. 4 videoaulas que contribuem para a melhor organização do trabalho da escola neste início de ano letivo.

Online

Aprenda com liberdade, no conforto da sua casa ou de onde você estiver. Até por isso, as videoaulas ficam disponíveis a qualquer momento para que você assista e possa comentar, no seu ritmo, no seu tempo.

Reflexiva

Em 4 videoaulas você conhecerá fundamentos e práticas da Escola Cidadã, que há quase 30 anos vem sendo realizada em todo o país como alternativa à educação neoliberal.

Experiência

Você terá a oportunidade de estudar com educadores com larga experiência, todos doutores na área de educação e membros da diretoria do Instituto Paulo Freire. Oportunidade única de aprimorar seus saberes.

Metodologia

Aulas dinâmicas e dialógicas, e metodologia que lhe permitirá comentar reflexivamente cada aula, produzindo, você mesmo(a), novos conhecimentos. Você assiste aos vídeos e produz novos saberes.

Certificado

Você receberá certificado de participação com validade digital, pelo Instituto Paulo Freire e pela Universitas Paulo Freire (UniFreire). E ainda passará a ter acesso direto às informações sobre os Cursos da EaD Freiriana e às publicações digitais do Instituto.

O Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2001 em São Paulo - Brasil, que tem por finalidade a promoção da educação e dos direitos humanos.

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